“Essas singelas canções fazem parte do nosso folclore. Elas vivem através dos tempos. Resolvi cantá-las da maneira como foram cantadas para mim. As crianças, por sua natureza mística, facilmente se sentem atraídas por fadas, bruxas, princesas, bichos que falam e pela magia dessas canções que canto de coração para coração”.


Edmundo Gatão - Eddie Pimentel
Em “Canções para Ninar” Tomaz Lima prepara a criança para dormir, acalmando-a e levando-a a relaxar suavemente, para que seu sono seja bem tranqüilo. Cante junto com Tomaz, para a criança sentir-se mais segura, amparada e protegida


Uma história encantadora para crianças pequenas que a mamãe, o papai, a titia, o titio, o vovô e a vovó também vão adorar!

Leia mais


1. A mão direita


2. Meu galinho


3. Sabiá lá na gaiola


4. Capelinha de melão


Faz doce Sinhá


5. O meu chapéu


6. A barata diz que tem


7. Teresinha de Jesus


8. O cravo brigou com a rosa


9. Serenô


10. Se essa rua fosse minha


11. Fiz a cama na varanda


Carneirinho carneirão


12. Sapo cururu


13. Boi da Cara Preta


Tutu Marambaia


Nana neném


Tomaz Lima - Voz e violão

Piano - José Lourenço


O cantor, violonista, compositor, musicoterapeuta e Editor Tomaz Lima, conhecido como o “Homem de Bem”, em “Canções para Ninar” canta 17 músicas folclóricas brasileiras, acalantos e cantigas de roda selecionadas por meio de uma criteriosa pesquisa que envolveu mais de 200 canções e alguns anos de trabalho.

Tomaz, que tem 19 CDs gravados de mantras, orações cantandas, MPB e música erudita (para relaxamento), recorreu à memória de muitas vovós para enriquecer este trabalho. Muitas dessas músicas receberam no passado arranjos eruditos de Villa Lobos com harmonias complexas, escritas para adultos. Tomaz usou harmonias singelas pois a intenção deste CD é fazer a criança dormir.

“Muitos adultos, ao relembrarem a infância, vão correr o risco de dormir antes das crianças”, comenta Tomaz. Até as cantigas de roda ganharam um andamento que obedece a este propósito. Neste CD Tomaz fez com as belas harmonias o colinho para as melodias que canta.

No que se refere às letras, dependendo da região do Brasil, são cantadas com pequenas variações como, por exemplo, em “Teresinha de Jesus”: em algumas regiões se canta “de uma queda foi ao chão”, em outras, “deu uma queda e foi ao chão”; Sapo Cururu pode ser Sapo Jururu ou Pururu. Aliás cururu significa sapo em tupi-guarani. Sua descoberta mais poética, no entanto, foi no “Cravo Brigou com a Rosa”, que antigamente se cantava: . . . “o cravo saiu ferido e a rosa despetalada”, em vez de despedaçada, como se canta hoje em dia.




“Este CD é um passeio pela infância. Músicas que tinham sido esquecidas voltam cantadas por um anjo.”
A. S., Salvador, BA

“Fiquei emocionada com o CD, fazendo um lindo retorno ao colo da minha mãe, ao jardim da minha casa, cheio de rosas de todas as cores ... Obrigada pelos lindos momentos recordados.”
G. L. L. Volta Redonda, RJ

“Ouvi o CD, cantei, ri, fiquei comovida. Fiquei com o CD para mim e agora estou comprando mais três para cada uma das minhas netas. É lindo, lindo, lindo. Tomaz Lima canta com o coração, tão suave ...”
M. L. Ouro Preto, MG

Informações pelo telefone 0 ** 21 2644-5286
Teresópolis, RJ
Enviamos para todo o Brasil e para os outros países

Cadastre-se para receber os e-mails com as novidades, lançamentos e promoções: info@lotusdosaber.com

Foto de Lucia Sweet-Lima © Todos os direitos reservados

Tomaz Lima | CDs | Críticas | Lótus do Saber

© TLL Gravadora — Todos os direitos reservados