á muitos anos eu queria gravar os cantos cósmicos de Paramahansa Yogananda que tanto me fazem bem. Com o CD ‘Céu Azul’ posso agora compartilhar com cada um de vocês tudo que essas músicas têm de bom. Gravei também Yogananda no CD instrumental ‘Além dos Sonhos’, com 2 violões e harpa.”





Traduzido por Lucia Sweet-Lima

Este texto faz parte dos textos que se encontram no encarte do CD “Céu azul” que vem também com todas as letras das músicas cantadas e comentários feitos por Paramahansa Yogananda.


As músicas ou cantos são compostos, de modo geral, inspirados por emoções ou interesses passageiros. Um canto que surge das profundezas da verdadeira devoção a Deus e que é constantemente entoado — em voz alta ou mentalmente — com intensidade e fervor cada vez maiores, até recebermos d’Ele uma resposta consciente na forma de comunhão, êxtase ou alegria infinita, torna-se um canto espiritualizado.


 Essas canções são como fósforos vivos, que acendem o fogo do contato com Deus cada vez que são riscados na pedra fundamental da devoção. Músicas comuns são como fósforos molhados, e não produzem a fagulha da divina união.
     Cada um desses canto cósmicos … foi espiritualizado, ou seja, foi cantado em voz alta ou mentalmente até receber uma resposta de Deus. Espero que as pessoas considerem esses cantos não como músicas sentimentais para agradar os ouvidos, mas como cantos saturados de espiritualidade para serem cantados com o propósito de propiciar um contato divino.”


A vibração do som é a mais poderosa força do universo e a música, uma arte divina que deve ser praticada não por diletantismo, mas como uma via para alcançar a realização de Deus. As vibrações produzidas pelo canto devocional conduzem a um contato com a Vibração Cósmica ou o Verbo. “No princípio era o Verbo e o Verbo estava em Deus e o Verbo era Deus”— João 1:1. Deus é o Verbo, ou a Vibração Cósmica. Quem quiser obter os melhores resultados ao entoar essas músicas, deve cantá-las a sós ou com verdadeiros devotos de Deus, com devoção e fervor sempre maiores.


Logo que aprender a melodia, focalize sua atenção em repetir os cantos com devoção cada vez mais profunda, esforçando-se para entender seu significado, até submergir-se na alegria de cantá-los. A sensação de alegria é o primeiro sinal da percepção de Deus. Palavras saturadas de sinceridade, convicção, fé e intuição são como bombas vibratórias altamente explosivas, que têm o poder de destruir os rochedos das dificuldades, causando a mudança desejada.


As cinco estapas do cântico vêm a ser: canto consciente em voz alta, canto em voz baixa, canto mental, canto subconsciente e canto supraconsciente. O canto subconsciente torna-se automático, percebido apenas pela consciência interna, quando é repetido mentalmente por trás dos pensamentos e das atividades.”

© desta tradução: TLL Gravadora Ltda
TLL Gravadora Tel & Fax 0 21 2644-5286 — Teresópolis, RJ
Cadastre-se para saber sobre os novos lançamentos e novidades
cadastro@lotusdosaber.com — Shows: homemdebem@uol.com.br



1. Céu Azul


2. Eu sou a onda


3. Sentado em silêncio


4. Tu és minha vida


5. Ouve o canto de minh’alma


Minha mente hoje mergulhou profundo em Ti


6. Será que um dia, ó Divina Mãe


7. No vale da tristeza


8. Lá na terra além dos sonhos


9. Meu Deus serei para sempre Teu

10. Deste sonho Senhor Tu me despertarás


11. Não mais pisquei meus olhos


12. Ó meu Rei do Infinito


Tomaz Lima - Voz e violão

Tomaz Lima | CDs | Críticas | Lótus do Saber | Livros |

© TLL Gravadora — Todos os direitos reservados

Compre: R$30,00